News
Carregando...

ÔNIBUS CLANDESTINO QUE SAIU DE SP DESEMBARCA COM NOVE PESSOAS INFECTADAS POR COVID-19 EM NOVA SOURE, NA BAHIA


Um ônibus clandestino que saiu de São Paulo, desembarcou na cidade de Nova Soure, a cerca de 240 km de Salvador, com nove pessoas contaminadas pela Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município.


O coletivo tinha 14 passageiros na chegada a Nova Soure e todos foram testados. A ação ocorreu na noite de sábado (6), em uma barreira sanitária criada para fiscalizar os ônibus que chegam na cidade.

Uma das passageiras do ônibus, que não quer ser identificada, é de Nova Soure. Ela estava desde fevereiro na casa da filha, em São Paulo. Na hora de voltar para casa, ela revela que não encontrou dificuldade para comprar a passagem.

"Eu agendei e marcaram o lugar para a agente esperar. Eu sempre vou com eles", disse a passageira.

A mulher fez o teste para Covid-19 e deu negativo. Além dela, outras 13 pessoas também desceram em Nova Soure. Todas fizeram o exame para a Covid-19 assim que desembarcaram, e foi então que descobriram as nove pessoas com resultado positivo.


Como estão assintomáticas, devem cumprir o isolamento em casa. Os outros passageiros foram orientados, também, a fazer o isolamento por 14 dias. O secretário de saúde do município, Ernesto Júnior, disse que funcionários da prefeitura estão monitorando cada caso.

"Quando nós temos alguma denúncia no nosso 'disk saúde' que um desses viajantes está se locomovendo, descumprindo o isolamento domiciliar, nós encaminhamos uma equipe junto com a Polícia Militar para fazer o encaminhamento da pessoa até a casa onde mora", explica o secretário.

Há registro de desembarque de outros passageiros nas cidades de Santo Estevão, Feira de Santana, Alagoinhas, Inhambupe, Cipó, Crisópolis e Olindina. Não há informações se eles foram testados na chegada aos municípios, exceto em Cipó.

A Secretária de Saúde de Cipó, duas mulheres desembarcaram. Elas testaram negativo para a Covid-19. De acordo com a secretária é frequente a chegada de ônibus e vans no município e o que mais preocupa nestes casos é o descumprimento das medidas de isolamento.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), disse que faz a fiscalização das estradas estaduais que cortam a Bahia, mas não pode atuar nas rodovias federais.


O dono da empresa Moacir Tur disse que o serviço foi contratado pela empresa JS turismo, que tem autorização da Agência Nacional de Ttransportes Terrestres (ANTT) para fazer este roteiro. Por isso, ele alega que, mesmo que a Moacir Tur não tenha a autorização da agência, o transporte não é clandestino.


A ANTT, responsável pela fiscalização nas estradas federais disse que de nove de março a nove de junho, 25 ônibus foram apreendidos. Eles transportavam cerca de 400 pessoas, todos foram autuados por fazer transporte interestadual de passageiros não autorizado pela agência. Desses, 12 veículos estavam na região de Feira de Santana, cinco na região de Vitória da Conquista, sete entre Vitória da Conquista e Jequié e um em Eunápolis.


Portal Itiúba.Net | Por G1 Bahia

Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal Itiúba

Portal Itiúba.Net, o seu Portal de Notícias. Comente Nossas Postagens Logo Abaixo!