News
Loading...

SESSÃO PLENÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITIÚBA REALIZADA NO DIA 04 DE ABRIL DE 2017


Confiram os destaques

No expediente do dia, foi encaminhada a câmara de vereadores, oficio numero 05/2017, da Prefeitura Municipal de Itiúba, que trata do Edital de licitação numero 0031/2017, e dispõe sobre a modalidade de pregão presencial e trata do objeto de aquisição de peixe para distribuição a famílias carentes na sexta feira santa.
A ACIAI enviou o Edital de convocação de Assembleia Geral da ACIAI, que trata de eleição da nova diretoria e conselho fiscal.
O Ministério da educação encaminhou a comunicação numero 02247/2017, anunciando a liberação de recursos do FNDE/PNAE/PNATE


Indicações, ofícios, solicitações e mensagem

O Vereador Jonas Trindade (SDD), encaminhou a Indicação numero 01/2017 – Solicitando ao executivo a perfuração de poços artesianos para as localidades de; fazenda baixa do homem, cajarana, lameiro, fechado e várzea nova.
O vereador Edson Laranjeira (PRTB), encaminhou a Indicação numero 08/2017, solicitando ao executivo, a reforma da Escola Irene Carolina no povoado Varzea Formosa
O vereador Edson Laranjeira (PRTB), encaminhou a Indicação numero 09/2017, solicitando ao executivo a reforma da Escola Elisio F Barros na sede do município.
O vereador Alberto da Pesca(PSL), encaminhou a indicação numero 08/2017, solicitando ao executivo, a renovação de uniformes e fornecimento de protetor solar e óculos escuros aos agentes de endemias.
O vereador Marcelo do ônibus(PTB), encaminhou a indicação numero 04/2017, solicitando ao executivo a reforma da Quadra de esportes do distrito de Bela Vista de Covas.
O vereador Jiovaldo Odilon (PT), encaminhou Mensagem a mesa diretora da câmara de vereadores, que trata do SIMPOSIO sobre o Bioma caatinga.
A prefeitura municipal de Itiuba, através da prefeita, Cecilia Petrina, encaminhou oficio a câmara de vereadores, no teor convoca autoridades e cidadãos Itiubense para audiência em Salvador junto aos órgãos; SEINFRA, para tratar da reforma da BA 381, na EMBASA, para tratar do projeto de saneamento básico e no Tribunal de Justiça para tratar da possível desativação da Comarca de justiça de Itiuba, a audiência será no dia 10 de abril de 2017, na próxima segunda feira.
E o presidente da câmara de vereadores de Itiúba, o vereador Walmir Peixinho, encaminhou Oficio circular numero 03/2017, que tratou de CONVOCAÇÃO DE SESSÃO ORDINÁRIA ESPECIAL, para ás 9:00 horas da manhã de terça-feira, dia 11/04/2017, para tratar especialmente da desativação da COMARCA DE JUSTIÇA de Itiúba.


ORDEM DIA

Foram aprovados; indicações e requerimentos do Vereador Ranulfo Gonçalves, solicitando ao executivo a reforma do ginásio de esportes Clebson Moreira Santos, a desobstrução e limpeza de canais de esgotos das ruas; Ramiro Pimentel, António Barbosa e Filadelfo Damasceno, a solicitação de cursos e palestras aos feirantes e requerimento de relação de servidores e copias de contratos
Os Vereadores; Evaldo Rios e Ranulfo Gonçalves tiveram aprovados os requerimentos de copias de processos licitatórios e administrativos, referentes ao transporte escolar do município.
O Vereador Marcelo do ônibus teve aprovado suas indicações onde pede ao executivo a Reposição de lâmpadas no distrito de Bela Vista de Covas, Fazenda cipó de leite e várzea suja e reparo na pavimentação do distrito de Bela V. de Covas e limpeza de barragem da Fazenda Viadinha.
O Vereador EVALDO RIOS, encaminhou indicação e foi aprovada onde solicita a construção de escola de grande porte e creche no distrito de Rômulo Campos.


Direto da Tribuna

Vereador Cesar enfermeiro (DEM).
Falou que o município melhorou no aspecto de limpeza, parabenizou a empresa Construtora Reis de Andrade pelo serviço prestado a cidade. 
Disse também que os PSFs, da sede e zona rural, funcionando melhorou bastante, folgando mais o hospital, disse que o municipio encontra-se sem ambulância própria, o que dificulta o serviço. O vereador Cesar enfermeiro (DEM), falou que estiveram em Itiuba auditores da saúde, fiscalizando o Samu 192, informaram que a ambulancia está em conserto em Petrolina, que vem a verba do SAMU e será utilizada para pagamento do conserto, encerrou a palavra agradecendo a todos presentes.

Vereador Alberto da pesca(PSL).
Iniciou a palavra justificando a sua ausência na sessão anterior, que esteve em Brasilia, convidado pela Federação nacional da pesca e aquicultura, para participar de debate sobre a retirada da secretaria da pesca para secretaria do comercio.
Agradeceu aos colegas a aprovação das suas indicações na sessão passada. 
Que seu nome foi citado na sessão passada pelo senhor Tadeu, alegando que teria gastado mais de 7 mil reais na sua campanha eleitoral com alimentação e combustível, disse que desconhece esse argumento do mesmo, que suas contas eleitoral foram aprovadas sem ressalvas. Que processou o mesmo por ofensas a sua família em rede social e que solicitou copia da ata da sessão anterior para dar entrada em mais um processo e que o mesmo responda.

Vereador Marcelo do Ônibus(PTB).
Agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação das suas indicações na sessão da semana passada, agradeceu também a empresa Construtora Reis de Andrade pela operação tapa buraco, que não resolve mais melhora muito para o trafego de veículos.

Vereador Paulo Vinicius(PSD).
Começou homenageando o Senhor Augusto Castro, que foi um cidadão de bem, homem de carater e de família, pediu aos colegas uma moção de pesar.

Vereador Jiovaldo Odilon(PT).
Pediu apoio aos colegas no projeto encaminhado a casa legislativa que trata da preservação do Umbuzeiro e Licurizeiro. Que no município já há o aproveitamento das duas plantas, que em Monte Santo existe uma unidade que beneficia o Licuri. Falou das dificuldades, especialmente sobre a safra devido a seca. Aproveitou a presença da prefeita e pediu para além de sancionar ajudar a colocar em pratica o projeto.
Falou também que em meados do mês de março esteve na CERB em Senhor do Bonfim, pra saber como anda o programa Água Para Todos do governo do estado. Pediu água encanada para algumas comunidades e segundo Sr Roberto, gerente da CERB, que será encaminhado ao governo do estado.

Vereador Romenil(PC do B).
Agradeceu a Deus pelas chuvas que vem mandando, que está amenizando mais o sofrimento do povo que a cobrança dos carros pipas eram enormes, não foi suficiente mais melhorou bastante.
Respondendo ao colega vereador Jó do Toinho sobre os banheiros publico do Mercado municipal, que está havendo dificuldade da agua subir, que vão colocar 2 caixas dágua de 5 mil litros para melhorar os serviços dos banheiros.
Falou sobre a sessão especial convocado pelo presidente da câmara e pediu que convidasse também os moradores das cidades vizinha, como Ponto novo e Filadélfia.
Pediu a prefeita Cecilia que estava presente, a limpeza do canal do riacho, pois ali está um foco de mosquitos.

Vereador Daniel do Nadinho(PTC).
Saudou a todos os presentes, primeiro parabenizou o colega Jiovaldo, pelo projeto e que dará todo o apoio. Elogiou o colega Paulo Vinicius pelo pedido de moção em homenagem ao Senhor Augusto Castro.
Disse da preocupação na questão da desativação da COMARCA DE JUSTIÇA DE ITIUBA, disse que todos tem que abraçar a causa, acionar os deputados para ajudar Itiuba. 
Falou que ações simples faz muita diferença e a operação tapa buraco melhorou bastante o trafego de veiculo, se disse preocupado com a poeira para não prejudicar os moradores. Que é importante a presença de todos em Salvador para cobrar a reforma da BA 381.
Falou da crise, e que o povo cobra emprego, que a dificuldade é grande. Foi a assembleia da ASCOOB e lá estavam presente micro empreendedores contentes com o resultado da ASCOOB em Itiuba.
Cobrou o projeto SIM, que ainda não chegou a câmara, que já foi feito audiência publica para discussão e que ainda encontra-se no setor jurídico do município.
Finalizou dizendo que inicio de governo há uma ansiedade muito grande pra tudo se resolver o mais rápido possível, mais tudo no seu tempo.

Vereador Edson Laranjeira(PRTB).
Cumprimentou a todos os presentes, iniciou indignado com o descaso e a vergonha como está sendo tratado Itiúba, é indignante e revoltante ter que trafegar numa estrada como a BA 381, que fica com pena de pais de família que tenham que passar por uma ponte velha e quase caindo. Que tem 1 ano que a ponte caiu, conclamou os cidadãos de bem para comprar um bolo e uma vela para comemorar o tempo que até hoje o governo não deu solução. O que está faltando para o governador resolver esse problema. A tragédia está anunciada e tem muita pena de alunos que passa por aquela ponte. O comercio de Itiúba é o melhor da região, mais está sendo prejudicado porque fornecedores não estão vindo fazer entregas no município. Olhou a lista dos deputados mais se decepcionou com um deles que votou contra o trabalhador e a favor da Terceirização, a arma está na mão que é o titulo, e temos que saber votar. Que a empresa São Mateus está propensa a deixar o nosso município. 
Falou de alguns políticos que foram votados no município, que se envergonha dos deputados federais; João Gualberto e João Bacelar, que nada fizeram por Itiuba.
Esteve visitando algumas escolas e chamou a atenção da secretaria de educação Joelma, pois estão precisando urgente de reformas e pede que seja o mais rápido possível.

Vereador Evaldo Rios(PDT).
Foi o ultimo a falar e acalorou a discussão, Iniciou cumprimentando a prefeita e secretários presentes e o publico, que venham sempre a casa para acompanhar o trabalho de todos os vereadores.
Falou de escândalos que continua acontecendo em Itiúba, que no ano passado entrou mais de 27 milhões de reais nos cofres da educação, que o prefeito anterior rateou entre professores e profissionais da educação. Que a parte dos 40% do Fundeb não foi utilizado para comprar nenhum equipamento e nem reformaram nenhuma escola e não pintaram a secretaria de educação. Que ninguém sabe o que foi feito com o dinheiro da educação, que a escola Pedrina Silveira tá caindo aos pedaços, que tá abandonada, que não tem a merenda para os alunos, que alimentos apodreceram, não tem material para a escola. Os alunos estão bebendo água do açude, quando a prefeita chega na escola compram água mineral pra ela beber. O povoado está abandonado, calçamentos esburacados, arvores para podar. Na saúde a SAMU tá parada o dinheiro entra todo mês e não consertam, a única ambulância que tem é locada. Pediu planilhas para saber quanto pagaram a empresa do lixo e o que foi feito com o dinheiro. Que a empresa do lixo ganhou a licitação e vai receber 290 mil reais por mês. Perguntou pelas maquinas do município, que a patrol do Consisal está abandonada. Tem vontade de ver um prefeito organizar o município com responsabilidade. Vamos bater palma quando realmente fizer algo real para o município.
Não havendo mais nada a tratar, o presidente da Camara de vereadores Walmir Peixinho, encerrou a sessão, convidando a todos para a próxima sessão no dia 11 de abril, terça-feira, ás 9 horas da manhã.

Portal Itiúba.Net/Por Edmilson Alves


Share/Bookmark
Compartilhar no Google Plus

About Portal Itiuba

Portal Itiúba.Net, o Seu Jornal Digital 24 Horas Por Dia, 7 Dias por Semana, 365 Dias por Ano. Participe, Comente Nossas Matérias Logo Abaixo!

0 comentários :

Postar um comentário