News
Loading...

ITIÚBA: INEMA ROMPEU PARTE DAS BARRAGENS DOS POVOADOS DE VÁRZEA CUMPRIDA, ALTO SÃO GONÇALO E OUTRAS AO LONGO DO RIO ITAPICURU AÇU


Os Povoados de Várzea Comprida, Alto de São Gonçalo e outras localidades, foram pegas de surpresa pela presença e ação do INEMA, que ABRIU uma passagem para as águas, em cima das barragens, a fim de que as águas possam tomar seu curso normal, as referidas barragens foram construídas pelos ribeirinhos devido a situações de falta de água principalmente em períodos de estiagens, depois das construções pode se notar melhorias substanciais no abastecimento d`água. 

Barragem de Várzea Comprida
Na barragem do Alto de São Gonçalo o INEMA abriu em cima da barragem,uma passagem para as águas de apenas 20 cm; Na Várzea Comprida  a abertura foi em média 50 cm.

Barragem Alto S. Gonçalo

A maioria das pequenas barragens foram construídas há mais de 20 anos pelos próprios ribeirinhos, até então, não tinha passado por situações como esta, motivo que levou os moradores do Alto de São Gonçalo e Várzea Comprida a se manifestarem contrários a atitude do INEMA, mesmo por que os procedimentos adotados pelo órgão fiscalizador não resolve o problema, pois, quando o nível das águas retidas baixarem, tudo volta a ficar como antes, o rio cortado e os ribeirinhos ficam a mercê  de Ponto Novo esperando soltar água novamente. Frente a tal situação, podemos imaginar que, enquanto não chover a situação ficará ainda mais crítica.


Queimadas e Santaluz, são abastecidas pelo Rio Itapicuru, e estão prejudicados devido a falta de água, pra se ter uma ideia, domingo passado soltaram água da barragem de Ponto Novo, oito dias depois o rio já se encontra cortado, pois, a água não foi suficiente para chegar até Queimadas e Santaluz, motivo que levou a mobilizar o INEMA, a EMBASA E  A POLICIA MILITAR, resultando na operação de abertura de parte das pequenas barragens que se encontram ao longo do citado rio, visando com tudo a água chegar aos ribeirinhos que dela necessitam.


Portal Itiúba.Net - com informações e fotos do Blog do Tino  

Share/Bookmark
Compartilhar no Google Plus

About Portal Itiuba

Portal Itiúba.Net, o Seu Jornal Digital 24 Horas Por Dia, 7 Dias por Semana, 365 Dias por Ano. Participe, Comente Nossas Matérias Logo Abaixo!

0 comentários :

Postar um comentário