News
Carregando...

FIOCRUZ NEGA QUE MOSQUITO DA DENGUE TRANSMITE VÍRUS NYONG-NYONG


Foto: Arquivo Wikipédia

Após divulgação de descobertas que apontam para um novo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) negou a informação. Conhecido por transmitir dengue, febre chikungunya e zika, o inseto transmitiria também o vírus nyong-nyong. Em nota enviada ao site G1, a Fiocruz esclareceu informações sobre o vírus e afirmou que o mosquito Anopheles é seu verdadeiro transmissor. “Em primeiro lugar, a Fiocruz não descobriu o vírus. Ele é amplamente conhecido pela comunidade internacional há vários anos. Em segundo lugar, a doença nyong-nyong é restrita à África (não chegou ao Brasil) e é transmitida pelo mesmo mosquito (vetor) da malária, o Anopheles. 

Segundo os pesquisadores, ainda não há casos relacionando a doença ao Aedes aegypti – conforme informa a matéria. Também não há registros da doença no Brasil. O vírus nyong-nyong produz febre, dores nas articulações e pertence à mesma família do chikungunya”, explicou a instituição. 

Procurado pelo portal, o médico patologista e pesquisador da Fiocruz e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mitermayere Galvão dos Reis, declarou ter se enganado. “Ele [vírus] tem clínica muito parecida com chikungunya, mas quanto a transmissão é diferente. Eu estive revendo, fui rever toda a literatura, e vi que a chance talvez seja pequena”, justificou.


Bahia Notícias

Share/Bookmark
Compartilhar no Google Plus

About Portal Itiuba

Portal Itiúba.Net, o Seu Jornal Digital 24 Horas Por Dia, 7 Dias por Semana, 365 Dias por Ano. Participe, Comente Nossas Matérias Logo Abaixo!

0 comentários :

Postar um comentário