News
Carregando...

A CANTORA E APRESENTADORA ENEZITA BARROSO MORRE AOS 90 ANOS EM SÃO PAULO


Morreu às 22h deste domingo (8) a cantora e apresentadora do "Viola, Minha Viola", Inezita Barroso, uma das mais antigas e importantes representantes da cultura de música caipira do Brasil.

A TV Cultura, onde ela apresentou o programa por quase 35 anos, divulgou nota informando sobre a morte de Inezita no final da noite.

Inezita estava internada no Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 19 de fevereiro. Segundo o hospital, a cantora morreu de insuficiência respiratória aguda.

Há três meses, Inezita havia sofrido uma queda da cama na casa da filha, em Campos de Jordão. Levada ao pronto-socorro municipal, ela foi liberada em seguida.
Na última quarta-feira (4), Inezita havia completado 90 anos de vida. Ontem a TV Cultura exibiu um programa especial em comemoração aos 90 anos da cantora.
Ela deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos.

MARVADA PINGA

Em cerca de 60 anos de carreira, Inezita Barroso lançou mais de 80 discos.
Como intérprete, sua gravação mais famosa foi a "Moda da Pinga", dos versos "Co'a marvada pinga é que eu me atrapaio/ Eu entro na venda e já dô meu taio/ Pego no copo e dali num saio/ Ali mesmo eu bebo, ali mesmo eu caio/ Só pra carregá é queu dô trabaio, oi lá!".

De família quatrocentona, proprietária de fazendas, Inezita enfrentou os parentes para se tornar cantora. Das viagens de carro, vivenciando de perto os costumes e a música regional, nasceu também o seu trabalho como folclorista. Formada em biblioteconomia na USP, ela pesquisou as raízes da cultura brasileira e deu aulas sobre o tema.

Folha

Share/Bookmark
Compartilhar no Google Plus

About Portal Itiuba

Portal Itiúba.Net, o Seu Jornal Digital 24 Horas Por Dia, 7 Dias por Semana, 365 Dias por Ano. Participe, Comente Nossas Matérias Logo Abaixo!

0 comentários :

Postar um comentário