News
Carregando...

PPS pede à Comissão da Verdade que investigue suposta colaboração de Lula à ditadura militar


Lula é acusado de ter sido informante do Dops
O PPS enviou ofício, nesta quinta-feira, 12, à Comissão Nacional da Verdade, para sugerir que seja investigada a suposta colaboração do ex-presidente Lula ao regime militar nos anos 1980. 
À revista Veja, o ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior afirmou que o petista teria sido informante de seu pai, o ex-delegado Romeu Tuma, membro do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), polícia política da ditadura. 
Na entrevista, Tuma Junior sugeriu que há documentos que comprovam sua versão. "Não excluo a possibilidade de algum relatório do Dops da época registrar informações atribuídas a certo informante de codinome Barba". 
O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), afirmou à comissão, em comunicado, que "espera que sejam tomadas as providências cabíveis para que sejam os fatos devidamente averiguados, a fim de que seja estabelecida a verdade histórica". 
"O Brasil precisa saber se é verdade que o ex-presidente era um informante da polícia política da ditadura militar e, ainda, com qual finalidade. Teria sido Lula um delator de seus companheiros? Quem ele teria delatado? Quando isso teria ocorrido?", questionou. 
A Comissão da Verdade foi criada para investigar episódios que envolvem violações dos Direitos Humanos no Brasil no século 20, em períodos de Ditadura Militar. Veja

Share/Bookmark
Compartilhar no Google Plus

About Portal Itiuba

Portal Itiúba.Net, o Seu Jornal Digital 24 Horas Por Dia, 7 Dias por Semana, 365 Dias por Ano. Participe, Comente Nossas Matérias Logo Abaixo!

0 comentários :

Postar um comentário